sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ponto 4 -Formação Serra do Córrego, Entrada da Cidade de Jacobina

  

O ponto está localizado na entrada de Jacobina, tendo coordenadas 11º11´12,5´´S;  40º33´22,1 W No local encontram-se metaconglomerados da Formação Serra do Córrego, formados por seixos de quartzitos e de quartzo, em meio a uma matriz quartzosa.
Estas rochas representam antigos cascalhos fluviais, que foram litificados devido ao soterramento e , posteriormente, metamorfizados. A idade mínima destas rochas é de cerca de  1,9 bilhões de anos.

A região vem sendo alvo de mineração de ouro desde 1701. Os jazimentos primários, que são os mais importantes do distrito aurífero de Jacobina, associam-se a estes  metaconglomerados  da Formação Serra do Córrego (Grupo Jacobina) de idade paleoproterozóica. A essa idade correlaciona-se a época metalogenética Auro-uranífera, reconhecida mundialmente,  tipificada pelos jazimentos de Witwatersrand. A concentração secundária de ouro na região relaciona-se a aluviões recentes que têm baixos teores e volumes pouco expressivos de cascalho. Segundo Mascarenhas & Silva (1994) o ouro da formação Serra do Corrégo teriam provindo do Greenstone Belt de Mundo Novo, o qual, caracterizado pelos autores, inclui parte do Complexo Itapicurú, dentre outras unidades litoestratigráficas supracrustais de idade provavelmente arqueana ou paleoproterozóica.


BIBLIOGRAFIA:

 
  
Mascarenhas & Silva (1994)
Site: www.cbpm.gov.br
BARBOSA, J.M.L, Landim J.S.F Mapa Geológico da Bahia - Texto Explicativo. Salvador, 1996.

   DISCENTES:


Carlos Cavalcante
Cleidiana Alves
Greice Keely
Samira  Araújo
Taize Roque
Taisa  Simões
            
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário