quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ponto 1- Formação Capim Grosso, Estrada Paraíso- Serrolândia

O ponto localiza-se às margens da BA 417, que liga Paraíso a Serrolândia, com coordenadas 11º 18' 41,5''S; 42º 4' 20,5''W

No local aflora a Formação Capim Grosso, composta de areias e sedimentos areno-argilosos subordinados. Segundo Barbosa e Landim (1993) , nas partes basais desta formação podem também ser encontrados conglomerados, em geral limonitizados.



Mapa geológico da Bahia, onde as cores amarelasrepresentam os sedimentos tercio-quaternários

Como resultado da presença destes lençóis de sedimentos parcialmente dissecados, porém com alguma extensão superficial, o relevo é claramente tabuliforme, plano, com suaves ondulações, pertencendo à unidade geomorfológica dos Tabuleiros de Capim Grosso – Tijuaçu (BRASIL, 1983)

O clima é sub-úmido, amenizado pela proximidade da Serra de Jacobina, que atua como uma barreira orográfica, aumentando os totais pluviométricos anuais, e  trazendo como conseqüência o desenvolvimento de uma vegetação transicional entre caatinga e Floresta Estacional, sendo notável a presença freqüente de ouricuri, que constitui a vegetação pioneira nas áreas desmatadas para pastagem e agricultura.



Sedimentos da Formação Capim Grosso, onde desenvolvem-se latossolos


O solo é latossólico (BRASIL, 1983), com horizonte A pouco desenvolvido, cuja diferença, em relação ao horizonte B, subjacente é apnas uma variação de cor, levemente mais acinzentada devido ao húmus. O horizonte B tem cores amarelo-avermelhadas, tipicamente constituído de argilas do tipo caulinita e hidróxidos de ferro (BRASIL, 1983).

A Formação Capim Grosso, graças à predominância de sedimentos arenosos, com elevada porosidade, constitui um aqüífero granular importante, tendo sido explorado pelos moradores locais para abastecimento humano, anteriormente à construção da Barragem de São José do Jacuípe.

A atividade econômica local é a agricultura de subsistência (milho, mandioca, feijão). Graças ao relevo plano e permeabilidade dos solos formados sobre os sedimentos da Formação Capim Grosso, têm sido construídos vários barramentos na região, como Ponto Novo, Pedras Altas e São José do Jacuípe, onde cultura irrigada de fruteiras, principalmente banana, vem sendo implantada.


Referências:

BRASIL. Departamento de Produção Mineral. Projeto RADAMBRASIL. Levantamento de Recursos Naturais, Folha Goiânia (SE-22). Rio de Janeiro 1983.


LANDIM. J.M.L; BARBOSA, J.S.F. Mapa Geológico da Bahia.


Discentes:

Caterine Cardoso
Crizalva Pereira
Eliane Moreira
Josiane Rodrigues
Senilde Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário