sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ponto 10 - Formação Salitre

Ilustração 1: Panorâmico da vegetação e relevo.

Afloramento localizado do lado Norte da Rodovia Lages do Batata à Várzea Nova BA.

Coordenadas Geográficas
S   11° 05’ 353’’
W 40° 50’ 134"           




No local, afloram calcários da formação Salitre, sob forma de matações e blocos menores deslocados. A Formação Salitre, constituida por calcários neoprotorozóicos, representa uma invasão marinha, tendo sido depositada em águas razas, inclusive com estromatólitos, presentes a poucos kilometros deste local, no sítio paleontológico da Fazenda Arrecife. (SRIVASTAVA e DOURADO, 1999).



A região constitui um planalto calcário, em que se pode observar um relevo plano e levemente omdulado, com vegetação de caatinga e solos avermelhados pouco desenvolvido, classificados pelo projeto RADAM, (BRASIL, 1983), como cambissolos. São solos muito rasos, com horizonte B incipiente, eutroficos, devido a sua origem relacionada ás rochas calcarias.


O clima é semi-arido, e a densidade de drenagem é muito baixa, com escoamento subterrâneo. A atividade econômica se resume na cultura do sisal e na agricultura de subsistência, embora exista um grande número de poços tubulares, com vazões significativas, especialmente no município de Várzea Nova. 

  • Clima: Semi-árido
  • Relevo: Plano e levemente ondulado.
  • Vegetação: Caatinga.
  • Solo: Cambissolo, que se caracteriza essencialmente por apresentarem horizonte B incipiente (pouco desenvolvido).
  • Hidrografia: Subterrânea.
Ilustração 2: Calcário de formação Salitre (carbonato de cálcio)
  • Atividade Econômica: Pastagem e sisal.                      

Componentes: Evaldo  Carvalho, Cristiane Agustinho, Arielson Passos, Roberta Souza e Thiago Almeida


 Referências:

BRASIL. Departamento de Produção Mineral. Projeto RADAMBRASIL. Levantamento de Recursos Naturais, Folha Goiânia (SE-22). Rio de Janeiro 1983.
 
SRIVASTAVA, N, Rocha, A.J.D. Fazenda Arrecife,Ba Estromatólitos neproterozoícos. Em: http://vsites.unb.br/ig/sigep/sitio061.htm. acesso em agosto 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário