sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ponto 8 - Formação Caboclo, Estrada Jacobina - Lages do Batata



Afloramento de siltitos, e argilitos da formação Caboclo próximo ao contato com a Formação Tombador. Estrada Jacobina – Lages do Batata .






O Afloramento encontra-se na Estrada Jacobina - Lages do Batata, a norte da mesma,  nas coordenadas 11º05’148’’ S;  40º40’517’’.W Observa-se no local a presença da Formação Caboclo, de idade mesoproterozóica.  As rochas da Formação Cabocla são formadas por siltitos/arenitos finos e argilitos vermelhos, interestratificados. Estas rochas sedimentares de granulação fina da Formação Caboclo são consideradas de origem marinha, tendo sido possivelmente depositadas em profundidade abaixo do nível de base das ondas (MISI e SILVA,1996), Evidências para esta hipótese são a granulação fina dos sedimentos e a estratificação plano-paralela, horizontal ou quase,. A Formação Caboclo tem também fácies carbonáticos, os quais evidenciam o seu caráter marinho.
Do ponto de vista geomorfológico, o local situa-se no reverso da cuesta do Tombador, a oeste do “front” da mesma, fazendo parte da Bacia do Rio Salitre, afluente do São Francisco.
O clima local é ainda subúmido, como resultado da influência da cuesta do Tombador, muito próxima, que representa uma barreira orográfica para os ventos provenientes do litoral (“ondas de leste”), que trazem umidade do Atlântico. Poucos kilometros a oeste, o clima torna-se francamente semiárido e a caatinga é a vegetação dominante, mas no afloramento pode-se ainda verificar a transição entre a floresta estacional e a caatinga.
Os solos são mal desenvolvidos, tendo sido descritos (BRASIL, 1983) como solos litólicos (na classificação brasileira vigente, neossolos litólicos), tendo caráter eutrófico, como resultado de transformação de rochas argilíticas
Quanto ao uso do solo, verifica-se que as atividades econômicas são basicamente a pecuária e agricultura de subsistência.

Referências:


 
BRASIL. Departamento Nacional da Produção Mineral. Projeto RADAMBRASIL. Folha SC.24/25Aracaju/Recife. Rio de Janeiro, 1983. v.30. 856 p. il. (Levantamento de Recursos Naturais, 30).
MISI, Aroldo; SILVA, Maria da Glória. Chapada Diamantina Oriental - Bahia: geologia e depósitos. Salvador: Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Superintendência de Geologia e Recursos Minerais, 1996 194 p. (Roteiros geológicos)
Discentes:
Ailton Araujo,Dilma Paturi,Humberto Maia, Jeissinaldo Marcedo, José Luzemário Jr, Naiara Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário